A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Gabriela Schuster, liderou a equipe da entidade que se reuniu na quinta-feira, 19, com o prefeito em exercício de Osório, o presidente da Câmara de Vereadores, Miguel Calderon. Na pauta, o atendimento da solicitação do Sindicato de colocar mais um médico clínico geral na UPA do município, resultando em três profissionais no plantão. “A estratégia qualifica o atendimento da UPA que apresentava grande movimento e espera em demasia nas chamadas para consultas”, explicou a diretora.
Em relação aos serviços de pediatria, a ideia debatida com Calderon e o secretário municipal de saúde de Osório, Ângelo Renê da Rosa, é realizar contratação de médico pediatra junto ao hospital de Osório solucionando a dificuldade do atendimento em emergência e urgência, no sistema porta aberta, 24h.
Busca de soluções junto à 18ª Coordenadoria de Saúde
Na coordenação de saúde, que atinge municípios das regiões Belas Praias e Bons Ventos, no litoral norte do Estado, a proposta é aprofundar o relacionamento institucional e buscar as melhores práticas em relação a temas como regulação de leitos e de consultas. A diretora explica que a partir das visitas às unidades de saúde dos municípios, em diversos momentos, observa-se a necessidade de informação contínua dos profissionais médicos, a respeito das constantes modificações dos protocolos de encaminhamento do Gercon.
“A espera continua sendo alta em diversas situações e este cenário está se estendendo às consultas que agora estão inseridas em regulação estadual”, explicou Gabriela Schuster. Encontro com os secretários municipais de saúde da região também está sendo previsto.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.